sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Deambulações artísticas: Ciclo de Encontros temáticos- Diabo no Corpo: O Erotismo na Arte da Grécia Antiga aos nossos dias.

Deambulações artísticas: Ciclo de Encontros temáticos
Uma organização da Casa das Artes e Sentido Directo
Primeiro Encontro Diabo no Corpo: O Erotismo na Arte da Grécia Antiga aos nossos dias,
Oradora Helena Machado

4 de Março| Quarta| 15h00 às 17h00 | Pequeno Auditório
Entrada: Livre
Imagem Base - Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), pormenor de O Rapto de Proserpina, 1621-1622, Galeria Borghese, em Roma.
A História das Artes e das Culturas permite descobertas e aprendizagens vastíssimas e surpreendentes; permite reavivar memórias e experiências sensoriais, mas permite, sobretudo, dar outra luz à nossa atualidade, à nossa vida. Partindo de temas sempre escolhidos pelos desafios e pertinência atual que nos colocam, e também pela sua linha de sedução dos sentidos e do pensamento, este Ciclo de Encontros pretende criar pontes entre o passado e o presente através de deambulações artísticas que nos levarão por caminhos tão diversos como a pintura, a literatura, a escultura, a música, a arquitetura, o cinema e pelos mitos fundadores da nossa Civilização.
Por deambulações entendemos, claramente, a liberdade e, sobretudo, o prazer no caminhar em conjunto, porque estes encontros só terão sentido com a intrínseca partilha de saberes entre o formador, a sua plateia e a Casa que nos acolhe para estes passeios eruditamente libertinos. Começaremos por uma pequena viagem geral numa clara sedução dos sentidos para o primeiro encontro. Servirá de ponto de partida para o programa que este ano se dedicará às Paixões Artísticas, abordando temas como o Poder, a Ambição, a Honra, a Glória e o Heroísmo, o Ciúme, a Paixão Amorosa, a Paixão do Belo, entre outros.

Helena Machado é formadora de História da Cultura e das Artes. Desenvolveu a sua investigação e formação científicas especialmente no âmbito do «Grande Século - séc. XVII», culminando, em 2005, com a sua defesa de Tese de Mestrado, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dedicada ao Teatro e a Arte dos períodos Barroco e Clássico. Passou pela École du Louvre, em Paris, e é presença constante em quase todas as exposições temporárias de museus parisienses, particularmente no Louvre, Orsay, Centre Pompidou, Grand e Petit Palais e segue, apaixonadamente, as companhias teatrais nacionais.

Sem comentários: