quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Médico à Força de Molière - ESTREIA

 Médico à Força de Molière
Teatro/Comédia
25 e 26 de Novembro| Sexta e Sábado | 21h30| Grande Auditório
Entrada: 7 euros
M/12
Duração: 90 m

Sinopse
Esganarelo é acusado por Martine, sua mulher, de ser, para além de bêbado, jogador, preguiçoso e incapaz de ganhar o sustento da casa. Em resposta Esganarelo dá-lhe uma sova. Depois da intervenção de um vizinho, contra o qual o casal se vira imediatamente, põem termo à discussão. Esganarelo regressa à sua ocupação de apanhar lenha no bosque. Mas Martine quer vingar-se dos maus tratos e o seu plano de vingança ganha forma quando encontra Valère e Lucas, dois criados de Geronte, à procura de algum médico prodigioso que cure a mudez de que é vítima a filha do seu amo, desde que o pai resolveu casá-la contra sua vontade.
Martine afirma conhecer o homem capaz de curar Lucinda: é um homem modesto, apanha lenha no bosque, a sua modéstia não o deixa assumir que é médico e só à força de pauladas reconhecerá sê-lo. Valère e Lucas assim fazem: encontram Esganarelo no bosque e quando ele se recusa a admitir ser médico dão-lhe uma carga de pancada.
Finalmente, disposto a tudo, menos a apanhar uma sova concorda em tratar a filha de Geronte e rapidamente descobre que a mudez de que esta foi tomada não é mais do que um estratagema para não ser obrigada a casar. Lucinda ama Leandro. E Leandro está disposto a tudo para conseguir a sua bela, até a fazer-se passar por farmacêutico. É sob este disfarce que rapta Lucinda.
O estratagema é descoberto e Esganarelo vai ser entregue à justiça para ser enforcado. Nesse momento, Lucinda e Leandro regressam e este diz a Geronte que não lhe quer roubar a filha, mas que ele lha entregue de livre vontade e acrescenta que acabou de receber a notícia da morte de um seu tio que lhe deixou todos os seus bens. Isso transforma-o imediatamente, aos olhos de Geronte, num pretendente irrecusável. Esganarelo perdoa a Martine o seu plano de vingança, mas adverte-a para a violência a que pode chegar a cólera do médico que ele será daí em diante.

Equipa artística e de criativos
Texto | Molière
Dramaturgia, Espaço Cénico e Encenação | John Mowat
Actores | Bruno Martins; Luiz Oliveira; Sophia Cunha; Patrícia Ferreira; Vítor Fernandes e Xico Alves
Desenho de Luz | Nuno Tomás
Co-produção: CASA das ARTES de V.N. Famalicão/ Jangada Teatro

Sem comentários: